EUA pedem cooperação total com inquérito sobre queda de avião no Irã

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse nesta quarta-feira que os Estados Unidos estão pedindo uma cooperação total com qualquer investigação sobre a causa da queda de um avião ucraniano no Irã.
Pompeo disse em um comunicado que os EUA estão preparados para oferecer à Ucrânia toda a assistência possível depois da queda de um Boeing 737 da Ukraine International Airlines, que pegou fogo pouco depois de decolar de Teerã nesta quarta-feira, matando toda as 176 pessoas a bordo.
O avião caiu horas depois de o Irã lançar mísseis contra bases que abrigam forças dos EUA no Iraque, e autoridades alertaram que qualquer especulação sobre o que aconteceu é prematura.
"O Departamento de Estado dos EUA oferece nossas condolências mais profundas às famílias e aos amigos dos 176 passageiros e tripulantes mortos na queda trágica", disse Pompeo no comunicado.
"Os Estados Unidos continuarão a acompanhar este incidente atentamente e estão preparados para oferecer à Ucrânia toda a assistência possível. Os Estados Unidos pedem uma cooperação total com qualquer investigação sobre a causa da queda."
Pelas regras internacionais, a responsabilidade de investigar o acidente cabe ao Irã, e a TV estatal iraniana disse que os gravadores de voz e dados da caixa preta da aeronave foram encontrados.
Segundo citação da agência de notícias semioficial Mehr, o chefe da autoridade de aviação civil disse que não está claro para qual país o Irã enviará as caixas pretas para análise, mas que não as dará à Boeing, que é sediada nos EUA, nação com a qual o Irã não tem relações diplomáticas.
(Por David Brunnstrom)
0 comentário
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral
Ibovespa renova recorde acima de 164 mil pontos com perspectivas sobre corte de juros
Dólar à vista fecha estável contra o real com exterior misto
Congresso aprova LDO de 2026 com meta de superávit de 0,25% do PIB e exceção para resultado de estatais
Taxas dos DIs caem sob impacto do PIB menor que o esperado e de leilão de títulos do Tesouro