Argentina: governo suspende licença para exportação e setor rural pede "respeito"

A Confederação Rural Argentina (CRA) se disse surpreendida com a decisão do governo do país de suspender, desde quarta-feira, 26, a concessão de novos registros de exportação. "Fomos convocados para uma reunião com o ministro da Agricultura, com o objetivo de conhecer as ações e decisões que o governo pretende adotar em questões agrícolas. No entanto, um dia antes os registros de exportação foram suspensos, medida que surpreende e decepciona, porque, enquanto aguardam o diálogo, são tomadas decisões", disse a entidade em nota.
Em nota, o subsecretário de Mercados Agropecuários do Ministério da Agricultura da Argentina, Javier Preciado Patiño, informou a suspensão de novos registros desde a meia-noite desta quarta-feira "e até novo aviso".
Há rumores, segundo a imprensa argentina, de novo aumento da tributação (retenciones) sobre venda externa da soja, de 30% para 33%. O governo costuma suspender o registro antes de elevar o imposto para evitar que sejam aceleradas vendas com porcentuais anteriores do tributo.
A entidade representativa do campo diz que o setor quer "ser respeitado". "Não permitiremos enganos ou atrasos, a pressão fiscal já é insustentável, eles sabem quem produz e quem coleciona, portanto é hora de tratar o setor produtor sem chicanas e nenhuma reunião falsa sobre decisões já tomadas."
1 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes
julio monken silva ponta grossa - PR
Felizmente acabou o antigo efeito Orloff