Principal mensagem para países é que façam testes para coronavírus, diz OMS

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, exortou os países a trabalharem para garantir que todos os casos suspeitos de coronavírus sejam examinados. "A maneira mais efetiva de prevenir infecções e salvar vidas é quebrando a corrente de transmissão. Para isso, é preciso testar e isolar (pacientes)", afirmou, durante entrevista coletiva, em Genebra, na Suíça.
Tedros reconheceu que vários nações já esgotaram a capacidade para testar os casos mais brandos da doença. "Nessa situação, os países precisam priorizar pacientes mais velhos e aqueles com condições de risco", destacou, informando que a OMS enviou mais de 1,5 milhão de kits para exames para vários países.
O médico etíope recomendou que pacientes com sintomas mais leves sejam tratados em casa, desde que sigam algumas orientações, como o uso de máscara e isolamento da pessoa. "Uma pessoa deve ser direcionada a ajudar o paciente, idealmente alguém com saúde", explicou.
Durante a coletiva, a líder da resposta da OMS à pandemia, Maria Van Kerkhove, informou que crianças infectadas tendem a ter sintomas brandos, mas que já há registros de mortes entre elas. "Por isso, é importante protegê-las", destacou.
0 comentário
Trump adverte Carney em Davos e diz que Canadá deveria ser "grato"
Em almoço, aliado dá pistas sobre futuro ministro da Fazenda de Flávio
STOXX 600 fecha estável conforme Trump atenua retórica sobre Groenlândia
Trump diz que se reunirá com Zelenskiy e que acordo "razoavelmente próximo"
Brasil tem fluxo positivo de US$1,544 bi no ano puxado por entradas financeiras
Suprema Corte dos EUA parece relutante em permitir que Trump demita Lisa Cook do Fed