Em pronunciamento, Bolsonaro cita OMS e diz que é preciso salvar vidas sem destruir o emprego

Publicado em 31/03/2020 21:38

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro citou, em pronunciamento nesta noite terça-feira em cadeia nacional de rádio e televisão, a Organização Mundial da Saúde (OMS) para dizer que é preciso fazer o esforço para salvar vidas e voltar a defender que o efeito colateral das medidas de combate ao novo coronavírus não pode ser pior do que a própria doença.

O presidente mencionou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, segundo o qual todo indivíduo importa, mas acrescentou no pronunciamento que, ao mesmo tempo, é preciso impedir a destruição do emprego.

O presidente disse que o diretor da OMS disse saber que muitas pessoas têm que trabalhar todo dia para ganhar seu pão e os governos têm de levar isso em conta.

Bolsonaro afirmou não se valer dessas palavras para negar as medidas de proteção social. Mas novamente voltou a questionar o que será de autônomos como ambulante, vendedor e caminhoneiro.

Nesta terça-feira, Tedros tuitou reforçando que os governos precisam garantir apoio financeiro aos trabalhadores informais para que possam cumprir as medidas de isolamento durante a pandemia do coronavírus.

E seu pronunciamento, Bolsonaro destacou que tem uma missão, de salvar vidas sem desemprego e disse ainda que tem que combater o desemprego que cresce rapidamente, especialmente entre os mais pobres.

O presidente elencou uma série de ações que o governo tem tomado nos últimos dias, tanto para reforçar o sistema de saúde como para amparar economicamente os mais vulneráveis.

Bolsonaro: Vírus é realidade; ainda não existe remédio com eficiência comprovada (Estadão)

O presidente Jair Bolsonaro mudou o tom, durante pronunciamento em rede nacional, e reconheceu a falta de um medicamento com eficácia confirmada para o combate à covid-19. Segundo o presidente "o vírus é uma realidade, ainda não existe vacina contra ele (o novo coronavírus) ou remédio com eficiência cientificamente comprovada, apesar da hidroxicloroquina parecer bastante eficaz".

Mesmo sem a comprovação da atuação do remédio, o presidente elogiou a atuação das Forças Armadas para a produção do medicamento. "Os laboratórios químico-farmacêuticos militares entraram com força total e em 12 dias serão produzidos 1 milhão de comprimidos de cloroquina, além de álcool em gel", disse Bolsonaro.

O presidente reforçou o anúncio feito pelas redes sociais do acordo firmado hoje com a indústria farmacêutica para adiar o reajuste do preço de medicamentos por 60 dias. O discurso do presidente foi acompanhado de panelaços em vários pontos do País.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Atílio Horst Ribeirão Preto - SP

    Votei no homem, mas diante dessa crise se apresenta como um total desequilibrado

    44
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. ATÍLIO, imagine a pressão que o presidente está passando. ... ... Veja os jornais televisivos e, conte o número de vezes que aparece a palavra Bolsonaro. Os "especialistas" que aparecem, ou melhor, que tem voz nos meios de comunicação, são os que comungam com a visão da redação. ... Se for contrário, nem aparece. ... ... ... Então, imagine se o "Bolsonaro" que é citado tantas vezes tivesse aquele direito que tem os envolvidos em processos da Lava Jato e, que toda hora que a noticia é veiculada o citado, através de seu corpo de advogados, solta uma nota e, a televisão é obrigada a dar o espaço para o contraditório. ... ... ... Isto não ocorre nos ataques ideológicos dos "especialistas" à pessoa "Bolsonaro". ... ... ... Então a mídia está sim condicionando a forma de pensar da opinião pública pois, ela está sendo sacrificada em ouvir só um lado da "estória". ... ... ... ...

      16
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Veja como somos inocentes... ... O "bicho papão" da revolução de 1964 são os militares, correto? ... ... ... Então, por favor, leia esse artigo que mostra uma das facetas que nunca a imprensa mostrou para a população ... ... ... ... http://rota2014.blogspot.com/2020/04/a-historia-nao-contada-de-1964.html

      14
    • Augusto dos Santos Morais Caxias - RS

      Concordo Sr. Atílio. Mourão tem que assumir. É urgente.

      30
    • sandro roberto lautert condor - RS

      Sr.Paulo, cadê o assessor de Comunicação do Planalto?

      È muito Amadorismo.

      Botar tudo fora , fazendo piadas.

      12
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      É, numa mensagem acima, pedi, por favor, para o Sr. ler o artigo... E, se a sua percepção, após ler o artigo, é esta, não vou mais argumentar. ... O TEMPO VAI MOSTRAR A VERACIDADE DOS FATOS !!!

      4
    • sandro roberto lautert condor - RS

      Sr.Paulo. Rezemos e que Deus nos ajude.

      2
  • Alexandre Carvalho Venda Nova do Imigrante - ES

    Meu Presidente é mito! Chupa, esquerdalha!

    7
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      MITO!!!... o melhor presidente que o Brasil já teve.

      8
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      E quem defende um "C.C." ... traduzindo: ... CLEPTOMANÍACO COMPULSIVO ???

      4