Maçã: Em meio às incertezas, preço sobe no 1º quadrimestre
Com atraso na colheita e redução no volume da safra 2019/20, a oferta de maçãs brasileiras esteve menor no primeiro quadrimestre deste ano, resultando na valorização da fruta. Destaca-se que o aumento de preço ocorreu principalmente para as graúdas, que estão em menor concentração nesta campanha, uma vez que o clima seco durante o período de "enchimento" refletiu na maior participação de miúdas – perfil cujas cotações se elevaram de forma mais contida.
Assim, enquanto o preço da gala calibre 110 Cat 1 foi de R$ 84,92/cx de 18 kg na média das regiões classificadoras entre janeiro e abril, valor 24% superior ao do mesmo período do ano passado, a gala calibre 165 Cat 3 foi vendida por R$ 43,24/cx, alta de apenas 7% na mesma comparação. Além da maior disponibilidade de miúdas, o ocorrido também é resultado da demanda impactada pela pandemia da covid-19, especialmente a partir do calibre 180, devido à paralisação das atividades em escolas, cozinhas industriais, restaurantes e afins.
Para os próximos meses, a formação de preços da maçã nacional continua envolta por incertezas. Ainda não se sabe, ao certo, como ficará a demanda e, com o maior controle dos estoques no período de quarentena, alguns calibres (principalmente os miúdos) deverão ter bons volumes. Vale lembrar que, em anos típicos, a tendência era de valorização da fruta no segundo semestre, devido à menor oferta.
0 comentário
Com redução de 30,7% no mês, almeirão é o destaque da semana (31/08 a 04/09) no atacado da CEAGESP
O papel social da cacauicultura
Produtor de cacau possui dificuldade em encontrar equilíbrio financeiro sem produtividade
Greening registra menor avanço em nove anos e SP mantém força-tarefa contra a doença
Cacau recua em Londres após atingir máxima de um ano
Indústria paraense apoia cultivo de cacau em cinturão citrícola paulista