Tomate: Com intensificação da safra de inverno, preços despencam
As temperaturas mais altas nas duas últimas semanas, somadas ao avanço do ciclo das lavouras de tomate, elevaram significativamente a oferta do produto nos últimos dias. Este cenário, por sua vez, fez com que os preços despencassem nas roças a partir de terça-feira (16). Assim, na parcial da semana (15 a 17/06), a média de comercialização do tomate salada 2A nas regiões produtoras é de R$ 14,17/cx, recuo de 50% frente à passada (quando foi negociado a R$ 27,92/cx).
O cenário já era esperado por agentes do setor, tendo em vista o recuo da demanda por tomate neste período de quarentena e que as áreas que vêm sendo colhidas se referem a um planejamento de plantio anterior ao início da pandemia. Essa desvalorização significativa das cotações, portanto, só não ocorreu anteriormente devido ao ritmo lento de maturação dos frutos nas lavouras, em decorrência das temperaturas mais amenas.
Contudo, na última semana (08 a 12/06), o clima mais quente acelerou a maturação e começou a pressionar os valores com mais intensidade, tanto nas roças quanto nas centrais de distribuição – e a tendência para os próximos dias é de manutenção deste cenário, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea.
0 comentário
Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES