Batata: Quedas nos preços afetaram a rentabilidade de produtores em julho?
Em julho, o preço da batata beneficiada (saca de 50 kg), ponderado pela classificação, recuou 45% em relação ao mês anterior, considerando-se a média em todo o território nacional – sendo negociada a R$ 61,52/sc. Tal desvalorização está atrelada ao início da safra de inverno e intensificação da colheita das secas.
No período, Vargem Grande do Sul (SP), Cerrado Mineiro (MG), Sudoeste Paulista (SP) e Sul de Minas (MG) eram as principais regiões ofertantes. No caso das praças sulistas, as quais também estiveram em atividade, as produtividades nesta temporada das secas estão muito baixas, resultando em volume pouco expressivo destinado ao mercado.
O aumento da oferta nacional, aliado à demanda reduzida pela quarentena, foram os fatores responsáveis pelas desvalorizações – cenário já previsto por agentes do setor. Os preços só não foram menores, inclusive, devido à quebra de safra no Sul e, também, pelo intervalo na colheita por parte de alguns produtores do Sudoeste Paulista e de Cristalina (GO).
Para a maioria dos bataticultores que colheram em julho, a rentabilidade ainda foi positiva, mesmo com a desvalorização. Produtores do Sul, por outro lado, que tiveram quebras de produtividade mais acentuadas, fecharam o mês com prejuízos.
0 comentário
Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES