Alface: Mudança climática inibe consumo e recua preços em roças paulistas
Diante da massa de ar polar que chegou ao estado de São Paulo nesta semana (17 a 21/08), os preços de alface sofreram quedas nas praças produtoras Mogi das Cruzes e Ibiúna. Tradicionalmente, o consumo de folhosas é inibido com temperaturas mais baixas – mesmo com clima frio há algum tempo, a procura vinha se mantendo relativamente estável. Porém, com frio intenso, a procura foi bastante afetada nos últimos dias.
Em Mogi das Cruzes, a variedade que mais sentiu foi a americana, com desvalorização de 15,42% e preço médio em R$ 12,00/cx com 12 unidades. Em Ibiúna, a crespa sofreu a maior desvalorização, de 9,17%, cotada a R$ 8,25/cx com 20 unidades. Apesar das adversidades causadas pelo frio, as mudanças climáticas também trouxeram chuvas, tranquilizando produtores quanto à falta d’água. Apesar disso, a qualidade não foi afetada e segue satisfatória. Porém, as doenças de inverno podem vir a causar problemas nas próximas semanas com doenças fúngicas e bacterioses, como oídio e murchadeira.
0 comentário
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção