Retomada "consistente" passa por agenda de reformas e consolidação fiscal, diz Economia

Diante da queda recorde de 9,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre de 2020, a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia avaliou que o tombo na economia brasileira foi menor que em outros países, mas que é preciso continuidade da agenda de reformas e de consolidação fiscal para que a retomada seja "consistente".
"A melhora das projeções da variação do PIB no 2º trimestre ao longo dos dois meses está relacionada com o sucesso das políticas que limitaram a deterioração do mercado de trabalho, manteve a estrutura produtiva e garantiu renda para as famílias mais pobres e para os trabalhadores informais ", disse a SPE em nota.
"Os indicadores de maior frequência mostram que a atividade continua recuperando. No entanto, para que a retomada seja consistente, é importante a continuidade da agenda de reformas ocorrida e da consolidação fiscal", completou.
A SPE citou a baixa produtividade da economia brasileira como fator para o crescimento lento do PIB e entende não haver outro caminho para elevação do bem-estar da população que não seja por medidas que busquem a correção da "má alocação" e que incentiva a expansão do setor privado.
"A agenda de reformas já está retomando, com a aprovação pelo Congresso Nacional que atualiza o marco legal do saneamento e diversos projetos que estão sendo tramitados como a mudança na lei de falências, aumento da atividade no setor de gás e desenvolvimento do transporte de cabotagem ", disse a nota.
A economia brasileira sofreu contração recorde no segundo trimestre ao despencar 9,7% sobre os três meses anteriores, com perdas históricas na indústria e no setor de serviços devido às medidas de contenção da Covid-19.
0 comentário
Wall Street fica estável antes de fim de semana prolongado e S&P 500 tem queda semanal
Canadá e China reduzem tarifas de veículos elétricos e canola em retomada dos laços
Ibovespa recua em pregão de ajustes com vencimento de opções após recordes
Dólar fecha em leve alta em linha com exterior
Perícia de nova fase da operação sobre Master deve levar de 4 a 6 meses, diz fonte da PGR
Taxas dos DIs fecham em alta com IBC-Br acima do esperado