Cruz Alta/RS já plantou 80% do milho verão com produtores tentando fugir de estiagem entre dezembro e janeiro

Publicado em 01/09/2020 10:24 e atualizado em 01/09/2020 17:43
Daniel Jobim Badaraco - Presidente do Sind. Rural de Cruz Alta/RS
Trabalhos devem se encerrar em até 15 dias e viabilizar cultivo de uma segunda safra de soja em 2021. Semeadura da soja verão está programada para começar em 15 de outubro com produtores animados pelo atual patamar de preços dos dois grãos
 

Podcast

Cruz Alta/RS já plantou 80% do milho verão com produtores tentam fugir de estiagem entre dezembro e janeiro

Download

LOGO nalogo

Os produtores de Cruz Alta no Rio Grande do Sul já semearam 80% das lavouras de milho verão e devem encerrar os trabalhos em até 15 dias. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Cruz Alta/RS, Daniel Jobim Badaraco, a ideia é fugir da previsão de estiagem entre dezembro e janeiro e viabilizar uma segunda safra de soja em 2021.

A liderança explica também que, a região é deficitária em estrutura de armazenagem então a colheita do milho deve ser feita antes da soja para evitar competições logísticas nos armazéns. O plantio da safra de soja verão deve acontecer a partir de 15 de outubro podendo se estender até 31 de dezembro.

As geadas que atingiram o estado durante o mês de agosto causaram alguns problemas nas áreas mais adiantadas de milho, mas não provocaram nenhuma morte, já que as plantas ainda estavam em um estágio bastante inicial. As perdas ficaram mesmo restritas ao trigo, que contabiliza quebra de até 70% na produção.

Animado pelo cenário de comercialização positivo, os produtores do município buscam oportunidades para vender antecipadamente o milho e a soja e, pelo menos, cobrir os custos de produção. Badaraco destaca que existe muita cautela nessas vendas, uma vez que na safra passada os valores da colheita foram mais elevados do que os ofertados na época do plantio.

                                                       Plantio Milho Cruz Alta/RS - Daniel Jobim Badaraco

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Cruz Alta/RS no vídeo.

Leia Mais:

+ Plantio do milho avança no RS e algumas lavouras sofreram danos pela geada

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Mario Afonso Klein Passo Fundo - RS

    "Fugir da Estiagem de Dezembro e Janeiro"... Pelo amor de Deus, parem de propagar terrorismo. Previsão de tempo para seis Dias já é complicado, imaginam para 6 meses. Mas tem gente que tem Bola de Cristal. Amanhã vou para Cruz Alta apostar na Mega Sena.

    1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Pois e', nao existe um só Brasil, pois temos temperaturas negativas em Sao Joaquim e, no mesmo dia, 35ºc em Palmas do Tocantins...

      1
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Pois é Mario, nao dá prá acreditar...

      1