Produção de açúcar da UE deve cair devido a ataques de pragas

PARIS (Reuters) - A União Europeia caminha para uma queda significativa na produção de açúcar este ano, depois de os campos terem sido devastados por pragas e clima seco, tornando o bloco um importador líquido e pressionando uma frágil indústria de açúcar, disseram analistas.
A produção de açúcar na UE e no Reino Unido deve cair para 16,1 milhões de toneladas, ante cerca de 17 milhões em 2019, principalmente devido à menor produção de beterraba açucareira no maior produtor, a França, estima o grupo de produtores franceses CGB.
A produtividade na França deve cair 15% em comparação com a média de cinco anos, principalmente porque a icterícia transmitida por pulgões devastou campos em todo o país, disse o analista da CGB Timothe Masson.
Junto com uma redução na área de cultivo, isso significa que a produção de beterraba, também usada para fazer etanol, deve cair para 31,7 milhões de toneladas, ante 38,6 milhões em 2019, reduzindo a produção francesa de açúcar refinado de 4,9 milhões para 4,1 milhões de toneladas.
"Você teria que voltar a 2003 para ver produtividades tão fracas", disse Masson.
A produção mais baixa neste ano poderá gerar uma perda para a indústria açucareira francesa de 170 milhões de euros (202 milhões de dólares), segundo ele.
A queda de produtividade no Reino Unido deve ser similar, embora parcialmente compensada por um aumento de 5% na área, disse Arthur Marshall, analista comercial sênior da NFU Sugar.
Na Alemanha, a produção de açúcar refinado de beterrabas na temporada 2020/21 recém-iniciada está projetado em 4,12 milhões de toneladas, abaixo das 4,23 milhões de toneladas da temporada anterior, segundo a associação do setor WVZ em sua primeira projeção para a safra.
(Por Sybille de La Hamaide em Paris, Michael Hogan em Hamburgo e Nigel Hunt em Londres)
0 comentário
Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral