Frente da agricultura familiar debate efeitos da reforma tributária na produção de tabaco
A Frente Parlamentar da Agricultura Familiar promove conferência virtual com representantes da cadeia produtiva do tabaco nesta tarde para debater os reflexos da proposta de reforma tributária no setor.
A criação de um imposto seletivo sobre cigarros e bebidas alcoólicas pode ser uma das próximas etapas da reforma tributária. Atualmente, além do IPI, esses produtos são taxados pela PIS/Cofins, tributos que o governo propôs unificar na primeira parte da reforma tributária, em análise no Congresso.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a apelidar o novo tributo de "imposto sobre o pecado". A ideia seria criar uma taxação excedente sobre esses produtos, que apresentam as chamadas "externalidades negativas", ou seja, causam efeitos colaterais sobre os consumidores e, consequentemente, oneram o serviço público de saúde.
Foram convidados para o debate:
representante da diretoria da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra);
presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado de Santa Catarina (Fetaesc), José Walter Dresch, e o vice-presidente, Luiz Sartor;
representante da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Fumo e Afins (Fentifumo) Gualter Baptista Jr.;
presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Fumo e da Alimentação de Santa Cruz Sul, Sérgio Luiz Pacheco;
representante da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco Romeu Schneider;
representante da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) Marcos Jr Bambrila;
representante do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco Iro Schunke.
0 comentário
UE e Índia assinarão formalmente acordo de livre comércio até fim de 2026, diz chefe da UE
Wall Street sobe antes da primeira decisão do Fed sob liderança de Warsh
Guerra de Trump contra Irã pesa sobre economias do G7, mas não deve haver conversas duras na França
Trump afirma que memorando de entendimento com Irã não é definitivo
Liderado por Warsh, Fed deve manter taxa de juros
Líderes do G7 exigem cessar-fogo no Líbano e acolhem com satisfação acordo com Irã