Cenoura: Rentabilidade se eleva em setembro
Neste mês, a rentabilidade da cultura da cenoura tem se elevado frente a agosto, nas regiões de São Gotardo (MG) e Cristalina (GO). O cenário é motivado pelo aumento no preço: a média parcial da raiz "suja" (de 1° a 18/09) teve alta de 20% em relação ao mês passado, fechando a R$ 28,00/cx de 29 kg. Sendo assim, o retorno aos produtores também foi maior, com preços 133% acima dos custos de produção – estimados em R$ 12,00/cx de "suja".
Com a redução de área nesta safra de inverno e alguns grandes produtores em pausa de colheita, a oferta no início do mês ficou bastante controlada, contribuindo para a reação nos preços. Porém, a retomada das atividades por produtores que estavam em intervalo e o aumento da produtividade, diante do clima favorável ao desenvolvimento das raízes, pressionaram as cotações a partir da segunda quinzena de setembro.
Desta forma, a expectativa é que a produção continue aumentando em outubro, mas, devido à redução na área colhida em ambas as praças nesse inverno, os preços podem não ter reduções tão drásticas.
0 comentário
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção