Argentina já plantou 16% da safra de milho e enfrenta dificuldades com falta de chuvas

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina divulgou seu informe semanal de estimativas agrícolas revisando atualizando seus dados para a safra de milho 2020/21. Segundo a publicação, os trabalhos de plantio da nova safra seguem avançando pelo país e já atingem 16% do total.
As regiões mais adiantadas são Rosario Del Tala (92%), Entre Rios (86%), Rafaela (79%), Paraná (72%), Marcos Juárez (67%), Casilda (67%) e Cañada de Gómez (59%). A expectativa é de uma semeadura total de 9.440.461 hectares, registrando decréscimo de 1,3% com relação aos 9.461.670 hectares da safra 2019/20.
A publicação destaca que, apesar da falta de umidade adequada em várias áreas, durante a semana se iniciaram os trabalhos de plantio na região de Buenos Aires nas delegações de Junín, Bragado, Pehuajó, Veinticinco de Mayo e Bolívar.
“Embora a janela de semeadura comece nos primeiros dias de setembro, o início está atrasado devido às baixas temperaturas e aos riscos de geadas que afetam os estágios iniciais da safra”, diz o Ministério.
Na região de Córdoba a semeadura continua na delegação de Marcos Juarez aproveitando a umidade superficial da chuva recebida há 15 dias. “Há um avanço importante no departamento de Marcos Juárez em relação aos anos anteriores, mas há dificuldades em algumas áreas devido à falta de umidade superficial que impede o avanço”, relata.
Em Entre Rios, a semeadura do milho precoce e de primeira classe já foi encerrada após ser realizada em condições de baixas reservas de umidade no solo em decorrência do baixo índice de chuvas durante o inverno. “Espera-se que a ocorrência de chuvas e aumentos de temperatura melhorem e padronizem o nascimento dos lotes semeados”, pontua o Ministério.
Já na região de Santa Fé, os primeiros plantios foram concluídos nos departamentos de General Obligado, San Javier e Nueve de Julio da delegação de Avellaneda. Na delegação Rafaela, o plantio de milho de primeira classe continua em bom ritmo, enquanto que nas delegações de Cañada de Gómez e Casilda resta semear uma área limitada.
“Alguns lotes começaram a surgir, com a formação de um estande inicial adequado, embora o processo de germinação e emergência se desenvolva lentamente em face das baixas temperaturas do solo. Se as chuvas na sexta-feira (25) e sábado (26) forem confirmadas a atividade será reativada e a área dedicada ao milho de primeira classe terá sido contemplada”, afirma o relatório.
0 comentário
Cotações do milho fecham semana volátil em Chicago com mercado de olho no Oriente Médio
Foco do mercado na comercialização da soja mantém cotações do milho lateralizadas no Brasil
Entre guerra e custos altos, milho deve perder espaço nos EUA e provocar reação nos preços
Milho: Mercado fecha 5ª feira com estabilidade na Bolsa de Chicago e na B3
Milho fecha em alta em Chicago, enquanto B3 termina o dia em campo misto nesta 3ª
Preços do milho sobem em Chicago nesta 3ª feira, enquanto B3 caminha de lado