Rússia aprova segunda vacina contra Covid-19 após testes preliminares

A Rússia concedeu aprovação regulatória a uma segunda vacina contra Covid-19, mostrou o registro de medicamentos autorizados do país nesta quarta-feira.
Um radiante presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu a notícia mais cedo em uma reunião de governo. Putin parabenizou os cientistas por aprovarem a nova vacina, que foi desenvolvida pelo Instituto Vector da Sibéria e passou pelos testes de estágio inicial em humanos no mês passado.
"Precisamos aumentar a produção da primeira e da segunda vacina", disse ele em comentários transmitidos pela televisão estatal.
"Estamos continuando a cooperar com nossos parceiros estrangeiros e divulgaremos nossa vacina no exterior."
Em agosto, a Rússia se tornou o primeiro país do mundo a conceder aprovação regulatória a uma vacina contra Covid-19, fazendo-o mesmo antes de testes de larga escala serem finalizados, o que preocupou parte da comunidade científica global.
Cerca de 400 pacientes de alto risco a receberam, de acordo com o Ministério da Saúde. A vacina, batizada de "Sputnik 5" em homenagem ao primeiro satélite do mundo, lançado pela União Soviética, ainda não está em circulação geral.
Desde o início da pandemia, a Rússia já registrou 1.340.409 infecções, o quarto maior número de casos mundiais, só atrás dos de Estados Unidos, Índia e Brasil.
(Por Vladimir Soldatkin)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde