Ibovespa avança com noticiário corporativo intenso apesar de exterior desfavorável

O Ibovespa buscava se sustentar no azul nesta segunda-feira, após titubear na abertura, em sessão marcada por uma bateria de notícias corporativas, enquanto os mercados no exterior começavam a semana refletindo preocupações com o aumento de casos de Covid-19 na Europa e Estados Unidos.
Às 11:21, o Ibovespa subia 0,49%, a 101.753,69 pontos. O volume financeiro era de 5 bilhões de reais.
Em Wall Street, os pregões trabalhavam no vermelho, com receios sobre o crescimento dos casos de coronavírus e o impasse em Washington sobre o próximo pacote de auxílio fiscal, com agentes financeiros também monitorando a aproximação da eleição presidencial em 3 de novembro. O norte-americano S&P 500 recuava 0,86%.
"Está se tornando difícil para os investidores manter a cabeça fria. O número de novos casos Covid-19 continua a aumentar rapidamente e um número crescente de países europeus está se movendo em direção a outro lockdown nacional", afirmou o analista Milan Cutkovic, da Axi.
DESTAQUES
- CIELO ON valorizava-se 5,33%, tendo no radar o resultado do terceiro trimestre previsto para terça-feira, após o fechamento do mercado. Analistas do Goldman Sachs, contudo, esperam um outro conjunto de resultados fracos no período, apesar da melhora trimestral a partir de uma base baixa. Eles estimam lucro líquido de 117 milhões de reais.
- ELETROBRAS ON e ELETROBRAS PNB avançavam 4,19% e 4,62%, respectivamente, encontrando suporte em nota do colunista Lauro Jardim, de O Globo, citando que o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem dito a interlocutores que a privatização da elétrica de controle estatal já está acertada com o Senado. (https://glo.bo/3jrvlIN)
- IRB BRASIL RE ON subia 3,07%, após anunciar parceria com a B3 para o desenvolvimento de uma plataforma para conectar corretores, seguradoras e resseguradoras em uma única rede, e permitir que as operações, envolvendo contratos de seguros e resseguros, sejam realizadas via internet. B3 ON avançava 1,5%.
- AMBEV ON subia 2,45%, ajudada por relatório da XP Investimentos reiniciando a cobertura da ação com recomendação de compra e preço-alvo para o final de 2021 de 17,15 reais. "O pior já passou, o futuro segue desafiador, mas a empresa ainda é a melhor do setor", argumentou, citando que o mercado está excessivamente pessimista com o futuro da fabricante de bebidas.
- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON recuavam 0,92% e 0,73%, respectivamente, acompanhando o declínio dos preços do petróleo no exterior, enquanto agentes financeiros aguardam o resultado da petrolífera previsto para esta semana.
- VALE ON caía 0,61%, conforme os futuros do minério de ferro atingiram mínima de 4 semanas, com estoques portuários da China atingindo seu nível mais alto desde fevereiro. A Vale também divulga balanço nesta semana.
- SANTANDER BRASIL UNIT avançava 2,44%, melhor performance entre os bancos do Ibovespa, na véspera da divulgação do balanço do terceiro trimestre na terça-feira, antes da abertura do mercado. No setor, BRADESCO PN subia 1,37% e ITAÚ UNIBANCO PN tinha elevação de 1,34%. BANCO DO BRASIL ON valorizava-se 0,39%.
- BTG PACTUAL UNIT mostrava acréscimo de 0,21%, após anunciar a compra da corretora Necton Investimentos, que tem 16 bilhões de reais em ativos sob custódia, por 348 milhões de reais. O banco disse que a sua intenção é manter a marca e a operação independentes.
- AZUL PN e GOL PN recuavam 2,95% e 3,25%, respectivamente, em meio a temores de potenciais reflexos do aumento de casos de Covid-19. A Azul pediu registro para a oferta de 1,6 bilhão de reais em debêntures conversíveis em ações preferenciais para capital de giro, expansão da atividade de logística e outras oportunidades estratégicas.
- HYPERA ON valorizava-se 1,91%, após reportar na última sexta-feira aumento no lucro do terceiro trimestre para 345,6 milhões de reais, uma vez que o forte controle de despesas empregado pela fabricante de fármacos compensou os efeitos da vendas menores em algumas categorias devido aos efeitos da pandemia da Covid-19.
- KLABIN UNIT subia 0,59%, após o resultado operacional medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado alcançar 1,2 bilhão de reais, que excluídos efeitos não recorrentes presentes no resultado do terceiro trimestre de 2019, representa aumento de 59% ano a ano.
- TRACK & FIELD PN mostrava acréscimo de 0,43%, a 9,29 reais, em sua estreia na B3 após preficicar IPO na última quinta-feira, a 9,25 reais por ação, abaixo da faixa estimada pelos coordenadores da oferta, de 10,65 a 14,95 cada. A operação da rede de lojas de artigos esportivos e moda praia movimentou 523 milhões de reais.
0 comentário
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde
Dólar se firma em baixa ante o real após Bolsonaro cancelar entrevista
Indonésia prevê a assinatura de um acordo tarifário com os EUA em janeiro e afirma que todas as questões foram resolvidas