Acordos políticos dificultam privatizações, diz Guedes

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira que o governo do presidente Jair Bolsonaro não conseguiu ainda realizar privatizações de companhias públicas porque acordos políticos dificultam o andamento dessa pauta.
"O presidente tem cobrado (privatizações). Por alguma razão, a engrenagem política não tem permitido que essas privatizações aconteçam", disse Guedes em evento promovido pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst).
"Há acordos políticos que dificultam, há uma mentalidade cultural equivocada", afirmou.
O ministro admitiu que as privatizações não foram prioridades no início do governo, quando o foco estava na reforma da Previdência. As atenções depois foram centradas no pacto federativo e, em seguida, em medidas de enfrentamento à crise da pandemia do coronavírus, disse.
"Mas prosseguimos com nosso programa de liberação do horizonte de investimentos. Estão lá no Congresso gás natural, petróleo, cabotagem, setor elétrico, ferrovias, a liberalização", disse Guedes, destacando a importância da aprovação de marcos regulatórios para viabilizar investimentos privados e impulsionar o crescimento doméstico.
(Por Gabriel Ponte)
0 comentário
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde
Dólar se firma em baixa ante o real após Bolsonaro cancelar entrevista
Indonésia prevê a assinatura de um acordo tarifário com os EUA em janeiro e afirma que todas as questões foram resolvidas
Confiança do consumidor dos EUA se deteriora em dezembro
Wall St tem pouca movimentação com alta de rendimentos de títulos após dados do PIB