Investimento estrangeiro direto global cai pela metade no 1º semestre de 2020, diz ONU

O investimento estrangeiro direto global despencou 49% no primeiro semestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior e caminha para uma queda de até 40% no ano diante dos temores de uma profunda recessão, informou a Organização das Nações Unidas nesta terça-feira.
O fluxo de investimento estrangeiro direto para as economias da Europa se tornou negativo pela primeira vez na história, caindo a -7 bilhões de dólares de 202 bilhões. Os fluxos para os Estados Unidos caíram 61%, a 51 bilhões de dólares, disse em relatório a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad).
O investimento estrangeiro direto global recuou a 399 bilhões de dólares uma vez que as multinacionais adiaram os investimentos, mostrou o relatório.
"Os fluxos globais de investimento estrangeiro direto no primeiro semestre deste ano caíram quase para a metade...Foi mais drástico do que esperávamos para o ano todo", disse James Zhan, diretor da divisão de investimento e empreendimentos da Unctad em entrevista à imprensa.
A expectativa é que os fluxos caíam 30% a 40% este ano e "moderadamente" em 2021, em 5% a 10%, disse Zhan.
Os dados cobrem fusões e aquisições internacionais, novos projetos de investimento em greenfield e acordos financeiros para projetos.
Os países industrializados, que normalmente respondem por cerca de 80% das transações globais, foram os mais atingidos, com os fluxos caindo a 98 bilhões de dólares, nível visto pela última vez em 1994, de acordo com o relatório.
Entre os principais beneficíários em 2019 os fluxos houve quedas mais fortes na Itália, Estados Unidos, Brasil e Austrália. A China contrariou a tendência, disse Zhan.
0 comentário
Dólar se firma em baixa ante o real após Bolsonaro cancelar entrevista
Indonésia prevê a assinatura de um acordo tarifário com os EUA em janeiro e afirma que todas as questões foram resolvidas
Confiança do consumidor dos EUA se deteriora em dezembro
Wall St tem pouca movimentação com alta de rendimentos de títulos após dados do PIB
Produção manufatureira dos EUA fica inalterada em novembro
Ibovespa tem alta firme após IPCA-15 abaixo do esperado