Hortifruti: Custo de produção de batata palito no Cerrado de MG
Pelo terceiro ano, a Hortifruti Brasil reuniu-se com fornecedores, indústria e técnicos envolvidos na produção de batata destinada à indústria de pré-frita congelada (palito) da região do Cerrado Mineiro, para avaliar os custos do tubérculo no local. Desta vez, devido à pandemia, a reunião ocorreu de forma remota, e contou com a participação de boa parte dos agentes que estiveram presentes no encontro do ano anterior. O levantamento foi realizado para a safra 2019, comparando com a de 2018.
Embora os dados publicados em 2019 já fossem consolidados na época, houve um ajuste na metodologia de cálculo do custo da semente, equalizando de forma mais adequada para a safra 2019. Por consequência, o custo de capital de giro também foi alterado no Especial Batata 2020, assim como os valores finais. O portfólio de cultivares utilizadas pela processadora local vem aumentando, mas a asterix ainda é bem representativa.
A safra avaliada é a de inverno, visto que a maior parte da produção do Cerrado Mineiro para a indústria se concentra nesse período, quando se consegue obter as melhores produtividade e qualidade do tubérculo. Grande parte dos participantes, inclusive, atende à indústria somente nessa época. A escala da fazenda típica estudada aumentou por mais um ano: atualmente é representada por 348 hectares – em 2018, eram 300 hectares.
No geral, o fornecedor de batata para indústria tem grande escala de produção e continua com um portfólio diversificado de atividades agropecuárias – em alguns casos, há produção de batata para a mesa –, mas nem todos os fornecedores de batata para indústria são produtores típicos do tubérculo para mesa.
0 comentário
Manga/Cepea: Preço da tommy recua pela 9ª semana no Vale, e pressiona valores da palmer
Maçã/Cepea: Visando diminuir estoques, disponibilidade aumenta e preços recuam
Cenoura/Cepea: Cotações seguem caindo em São Gotardo com oferta elevada
Alface/Cepea: Em Mogi das Cruzes, chuvas reduzem oferta e elevam preços
Mamão/Cepea: Menor oferta no Sul da BA e no Norte do ES favorece cotações a nível nacional
Melancia/Cepea: Após atrasos por conta das chuvas, safra paulista tem início