HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas irregulares afetam lavouras do centro-sul na 1ª quinzena do mês, diz Conab

Publicado em 25/11/2020 08:00 e atualizado em 25/11/2020 09:54

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - As chuvas registradas no centro-sul do Brasil durante a primeira quinzena de novembro foram irregulares e mal distribuídas na maior parte da região, o que causou impacto às lavouras, disse nesta terça-feira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com o Boletim de Monitoramento Agrícola da estatal, o baixo volume de precipitações tem prejudicado a evolução do plantio e o desenvolvimento dos cultivos de verão --entre os quais destacam-se a soja e a primeira safra de milho-- na região Sul, embora tenha favorecido a colheita de trigo.

Já no Centro-Oeste, disse a Conab, os gráficos de evolução do índice de vegetação medido pelo estudo também apontaram um atraso na semeadura das safras de verão na região, onde apenas Goiás recebeu volumes significativos de chuva.

"As curvas de evolução do índice da safra atual estão abaixo da média histórica e da safra passada", afirmou a companhia em nota, na qual chamou atenção para um "possível impacto das chuvas em menor volume".

As regiões Sul e Centro-Oeste são as maiores produtoras de grãos do país.

Por outro lado, o Matopiba --que abrange os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia-- tem índice de vegetação próximo ou acima da média, com maiores volumes de chuva do que o centro-sul do país, acrescentou a Conab.

(Por Gabriel Araujo)

Leia Mais:

+ Conab detalha estágios da safra de milho verão e já aponta perdas no Sul do país

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário