Vemos como positivo aumento de volatilidade em investimentos estrangeiros no país, diz diretor do BC

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, afirmou nesta quinta-feira que a autarquia vê como positivo o aumento de volatilidade do Investimento Direto no País (IDP), após o BC ter ajustado para baixo sua perspectiva de ingresso no Brasil de investimentos estrangeiros este ano para 36 bilhões de dólares este ano, contra 50 bilhões de dólares antes.
Em coletiva de imprensa, Kanczuk afirmou que havia certa estranheza com o fato de o IDP se manter estável, já que ele tem um papel importante ligado à produtividade e com alinhamento de incentivos a reformas para o país crescer.
Segundo o diretor, o Brasil deve ser "receptor de IDP muito maior" no próximo ano. A expectativa do BC é de ingresso de 60 bilhões de dólares no ano que vem, também abaixo da perspectiva anterior de 65,2 bilhões de dólares traçada em setembro.
Sobre a atividade econômica no Brasil, Kanczuk destacou que a retomada tem sido muito mais em formato de V do que no formato de visto --com retorno mais lento-- que chegou a ser aventado pelo BC.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde