Mamão/Cepea: 2021 começa com preços baixos para o formosa
O mamão formosa vem se desvalorizando nas principais regiões produtoras desde dezembro, devido ao aumento da oferta - cenário que persiste neste início do ano (04 a 08/01). A variedade foi comercializada a R$ 0,42/kg no Norte do Espírito Santo e R$ 0,40/kg no Norte de Minas Gerais, desvalorização respectiva de 18% e 17% em relação à semana passada.
Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, além da boa oferta, os baixos preços estão relacionados, também, à demanda ainda enfraquecida nesse período pós-festas e aos problemas de qualidade apresentados em algumas localidades - resultantes do descontrole com ácaros rajados e viroses. Vale ressaltar que, como as viroses não possuem tratamento, as plantas infectadas devem ser erradicadas. Produtores relataram que, diante desse cenário de preços, descartes nas roças estão ocorrendo.
Para a próxima semana, espera-se que a oferta de formosa se mantenha, mas que haja uma retomada da comercialização, favorecendo o escoamento da variedade.
0 comentário
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção