Sul do Maranhão sofre com chuvas para avançar a colheita da soja enquanto Norte ainda planta
Podcast
Sul do Maranhão sofre com chuvas para avançar a colheita da soja enquanto Norte ainda planta
Download
A safra de soja 2020/21 se divide em três estágios diferentes em regiões distintas do Maranhão. Enquanto o sul já está colhendo, o norte ainda está plantando e o centro está entre esses dois extremos. Porém, ao longo de todo o estado as condições climáticas foram adversas ao longo do desenvolvimento das lavouras.
Segundo o presidente da Aprosoja Maranhão, Vilson Ambrozi, a dificuldade de plantio e os veranicos foram percebidos nas três regiões maranhenses e agora é o excesso de chuvas que prejudica e já paralisa a colheita na região de Balsas há uma semana, colocando em cheque a qualidade dos grãos.
Mesmo diante dessas situações adversas, a entidade segue esperando um aumento na área cultivada desta safra para 1 milhão de hectares e uma produção total na casa das 3 milhões de toneladas. Entre os planos institucionais está dobrar a produção para 6 milhões de toneladas dentro dos próximos 10 anos.
Ambrozi destaca ainda que as vendas estão bem adiantadas no estado, com os produtores fechando negócios desde o começo de 2020 quando perceberam preços positivos na troca por insumos. Sendo assim, a rentabilidade deve ser satisfatória mesmo com disparada de preços da soja que deixou os patamares praticados defasados.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja MA no vídeo.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto