Melão/Cepea: Como estão os preparativos para a safra do Vale?
O plantio da safra principal de melão do Vale do São Francisco (BA/PE) se iniciou para alguns produtores em janeiro, mas deve se estender para a maior parte deles nas próximas semanas. Isso porque os agentes estão aguardando a intensificação das chuvas na região, previstas para o fim deste mês, para um melhor preparo do solo e posterior cultivo – de maneira que as precipitações ocorram em menor volume durante o desenvolvimento da fruta, a fim de evitar problemas com doenças fúngicas e bacterioses.
De acordo com agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, espera-se uma área plantada similar à da campanha passada, pois, apesar dos bons retornos anteriores, ainda existem incertezas mercadológicas geradas pela pandemia – como alguns setores com funcionamento limitado, a exemplo do hoteleiro, e a economia em recuperação. Em relação às variedades, o amarelo segue como enfoque, mas também haverá orange e pele de sapo, em menores proporções.
A colheita substancial da safra de melão baiana/pernambucana deve ocorrer a partir de abril, coincidindo com a finalização da atividade no Rio Grande do Norte/Ceará. Será neste momento que produtores intensificarão o embalo da fruta e a comercialização com o Sudeste, principal polo consumidor do País, visto que a concorrência será menor. Vale lembrar que agora, na entressafra, seus melões estão sendo vendido a granel no mercado regional.
0 comentário
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES
Preços do cacau caem com fraca demanda pesando sobre os preços
Cotada a R$ 0,94/kg, menor preço dos últimos 12 meses, a abobrinha italiana é o destaque da semana (01 a 05/12) no atacado da CEAGESP
Maçã/Cepea: Menor oferta mantém preços em alta
Mercado global de cacau deve registrar superávit na safra 2025/26, aponta Hedgepoint