Chuvas dificultam colheita das primeiras áreas de soja em Balsas/MA e prejudicam desenvolvimento das demais
Podcast
Chuvas dificultam colheita das primeiras áreas de soja em Balsas/MA e prejudicam desenvolvimento das demais
Download
Até o momento, 20% da safa de soja da região de Balsas no Maranhão já foi colhida em meio as chuvas que estão atrasando as atividades na região. A expectativa é que os trabalhos ganhem força em março, mas as perdas de produtividade já começam a aparecer.
Segundo o produtor rural Zildomar Manthey, a região já havia enfrentado um veranico no final de 2020 que impactou o desenvolvimento dessas primeiras áreas. Na propriedade dele, as lavouras irrigadas já colhidas tiveram 40% a mais de produtividade do que as de sequeiro.
Para a sequência da colheita, o que vai prejudicar será a chuva e o tempo fechado que aconteceu em fevereiro. O produtor relata que os volumes de precipitação nem são tão grandes, mas chove todos os dias e o Sol fica encoberto, impossibilitando um bom enchimento de grãos.
Diante deste cenário, muitos produtores da região estão preocupados com a possibilidade de não conseguir cumprir todos os contratos que haviam sido fechados antecipadamente para a soja dessa safra 20/21.
A janela da segunda safra de milho também deixa os agricultores apreensivos. Manthey destaca que neste período do ano já deveriam haver várias lavouras de milho germinadas e iniciando as aplicações, mas as sementes seguem nos armazéns pela falta de condições de trabalho.
Confira a íntegra da entrevista com o produtor rural de Balsas/MA no vídeo.
0 comentário
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo