Chuvas dificultam colheita das primeiras áreas de soja em Balsas/MA e prejudicam desenvolvimento das demais
Podcast
Chuvas dificultam colheita das primeiras áreas de soja em Balsas/MA e prejudicam desenvolvimento das demais
Download
Até o momento, 20% da safa de soja da região de Balsas no Maranhão já foi colhida em meio as chuvas que estão atrasando as atividades na região. A expectativa é que os trabalhos ganhem força em março, mas as perdas de produtividade já começam a aparecer.
Segundo o produtor rural Zildomar Manthey, a região já havia enfrentado um veranico no final de 2020 que impactou o desenvolvimento dessas primeiras áreas. Na propriedade dele, as lavouras irrigadas já colhidas tiveram 40% a mais de produtividade do que as de sequeiro.
Para a sequência da colheita, o que vai prejudicar será a chuva e o tempo fechado que aconteceu em fevereiro. O produtor relata que os volumes de precipitação nem são tão grandes, mas chove todos os dias e o Sol fica encoberto, impossibilitando um bom enchimento de grãos.
Diante deste cenário, muitos produtores da região estão preocupados com a possibilidade de não conseguir cumprir todos os contratos que haviam sido fechados antecipadamente para a soja dessa safra 20/21.
A janela da segunda safra de milho também deixa os agricultores apreensivos. Manthey destaca que neste período do ano já deveriam haver várias lavouras de milho germinadas e iniciando as aplicações, mas as sementes seguem nos armazéns pela falta de condições de trabalho.
Confira a íntegra da entrevista com o produtor rural de Balsas/MA no vídeo.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto