Colheita de cana no interior paulista deve começar mais tarde com atraso nos insumos durante plantio e estiagem em 2020
Podcast
Entrevista com Osmair Guareschi sobre a Falta de adubo para plantio da cana-de-açúcar
Download
Produtores de cana-de-açúcar da região de São José do Rio Preto (SP) enfrentaram atraso na entrega de insumos para o plantio da safra 2021/22 (abril-março), inclusive com paralisação dos trabalhos, além de condições climáticas adversas em 2020. Com isso, um atraso na colheita que começaria agora em março já é esperado.
"Tivemos a falta de produtos para o plantio devido à pandemia, com fabricação e logística", disse ao Notícias Agrícolas Osmair Guareschi, produtor rural da região.
Guareschi também conta que, normalmente, a safra de cana na região tem colheita iniciada a partir do mês de março, mas a estiagem ao longo de 2020 deve atrasar os trabalhos neste ano. "Cana que era pra estar com 2 a 2,5 metros de altura, de 20 a 25 gomos, estão hoje com um metro apenas", destaca o produtor rural.
A região de São José do Rio Preto (SP) voltou a ter condições climáticas favoráveis apenas nas últimas semanas. "Vamos atrasar praticamente um mês da safra 2021/22", pontua Guareschi. A estiagem em 2020 também dizimou completamente algumas lavouras no interior paulista. Além disso, há aumento dos custos para a atividade.
"Nós tivemos nesse ano de 10% a 15% de aumento de área, mas vamos produzir a mesma coisa que no ano passado como reflexo da falta chuva", afirma Guareschi.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY