Colheita de soja no Paraná avança para 36%; plantio de milho 2ª safra chega a 43%

A colheita de soja no Paraná alcançou 36% da área plantada em 2020/21, avanço de 13 pontos percentuais em relação à semana anterior, enquanto o plantio de milho segunda safra chegou a 43%, informou o Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira.
No comparativo semanal, o plantio do cereal cresceu 15 pontos percentuais, em momento em que produtores lidam com atrasos nos trabalhos após chuvas excessivas durante a colheita da soja.
Além disso, a temporada atual teve a soja plantada mais tarde por problemas climáticos que afetaram todo o calendário das duas culturas.
Segundo o Deral, no mesmo período de 2019/20, a colheita da oleaginosa havia sido realizada em 54% das áreas do Paraná e a semeadura do milho safrinha já alcançava 72%.
Também de acordo com os dados do departamento, a colheita do milho verão 2020/21 atingiu 53% das áreas, ante 46% na semana anterior e 45% no mesmo período da safra passada.
Quanto à qualidade dos produtos, o Deral classificou 81% das áreas de soja que estão sendo colhidas como boas, mesmo patamar verificado na semana anterior. As lavouras em situação média melhoraram de 16% para 17% neste intervalo.
No caso do milho segunda safra, 96% das áreas que estão sendo semeadas são consideradas boas, ante 91% na semana passada. As lavouras em condições médias passaram de 8% para 4% na variação semanal.
Já no cereal de verão, que está em fase de colheita, o Deral considerou 72% das áreas como boas, mesmo patamar apurado na semana anterior, assim como as lavouras em situação média, que permaneceram em 21%.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto