Governo cogita ‘fundo de amortecimento’ para conter aumentos bruscos dos combustíveis

O governo brasileiro tem na mesa uma proposta para conter aumentos bruscos nos preços dos combustíveis através de um ‘fundo de amortecimento’ de R$ 12 bilhões por ano, segundo informação reportada com exclusividade pelo Estadão. A medida seria uma das mais adiantadas, com contas já sendo realizadas, e seria feito por meio de um projeto de lei.
Para o diesel e a gasolina, a projeção é de uma queda de R$ 0,08 no litro. Se o fundo for utilizado para diesel, a queda poderia chegar a R$ 0,20/l.
Os preços dos combustíveis no Brasil têm registrado altas consideráveis nas últimas semanas acompanhando as oscilações do petróleo no cenário internacional, com repasses que serão feitos pela Petrobras. Segundo apuração do Estadão, o fundo seria abastecido com recursos de royalties e de participações de petróleo e gás do próprio governo federal.
O assunto é discutido no governo por um grupo da Casa Civil em conjunto com os ministérios de Minas e Energia, Economia e Infraestrutura.
0 comentário
EUA atacam o Irã em resposta ao ataque a um navio cargueiro no Estreito de Ormuz
Venezuela tem quase 1 mil mortos por causa de terremotos
Dólar tem leve baixa ante real acompanhando recuo das cotações no exterior
Ibovespa fecha em alta sustentado por bancos; Braskem recua
Taxas curtas e intermediárias caem com aumento de apostas no corte da Selic
Economista-chefe do FMI diz que economia global segue “centrada no dólar”