Produtora de café Lavazza vê recuperação total de vendas em 2021 e avalia M&A, diz CEO

MILÃO (Reuters) - A produtora italiana de cafés Lavazza espera que suas receitas se recuperem neste ano, mirando atingir ao menos o patamar de 2,2 bilhões de euros (2,58 bilhões de dólares) visto em 2019, e continua avaliando oportunidades de fusões e aquisições, disse o CEO da empresa nesta quinta-feira.
No ano passado, a companhia de propriedade familiar registrou vendas avaliadas em 2,085 bilhões de euros, com os negócios de varejo compensando apenas parte das perdas relacionadas à queda no consumo de café fora de casa.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) somou 253 milhões de euros em 2020, queda de 13% em relação a 2019.
O grupo também deseja retomar o nível de Ebitda alcançado em 2019, ou um patamar pouco abaixo deste, afirmou o presidente-executivo Antonio Baravalle em entrevista coletiva virtual.
Apesar do impacto negativo da pandemia de Covid-19 para o consumo de café em bares, restaurantes e escritórios, o grupo terminou 2020 com uma posição financeira líquida positiva de 102 milhões de euros.
"Se virmos oportunidades de fusões e aquisições, vamos tentar aproveitá-las, embora com grande atenção aos aspectos econômicos e financeiros", disse Baravalle, acrescentando que no momento o grupo não possui planos concretos de aquisições
A pandemia não interrompeu os investimentos da empresa, disse o CEO, destacando que a produtora de cafés irá aplicar um total de 50 milhões de euros em 2020/21 para reduzir sua pegada de carbono e atingir a neutralidade em carbono até 2030.
O grupo sediado em Turim não planeja uma listagem em bolsa no momento, já que tem atingido os resultados financeiros de que precisa e seus acionistas não procuram uma estratégia para deixar a empresa, afirmou o CEO.
Baravalle também disse esperar que as vendas em restaurantes e bares e o consumo de café em escritórios se recuperem gradualmente, acrescentando que o grupo não planeja mudar sua estratégia de longo prazo, que visa a expansão em todos os três segmentos.
(Reportagem de Francesca Landini)
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)