Modelos meteorológicos mudam nas últimas 24 horas e reduzem chuvas em grande parte do país como, Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Meteorologista do INMET sobre a Previsão do Tempo
Download
Os modelos meteorológicos mudaram nas últimas 24 horas para o Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com a previsão de menores volumes de chuva para grande parte do país, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias.
"Houve uma mudança nos modelos de ontem pra hoje e eles já estão apresentando uma situação de redução bastante considerável das chuvas nessas regiões [Sul, Sudeste e Centro-Oeste]", explicou ao Notícias Agrícolas Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet.
Segundo o especialista, as condições atmosféricas nos próximos dias ainda precisarão ser acompanhadas para a confirmação desse padrão de tempo mais firme.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:

Fonte: NOAA
"Os ventos no alto da atmosfera estão formando um cavado em cima da parte Sudeste do Brasil e isso impede os avanços das frentes frias ao interior do continente", destaca o meteorologista. A mudança, com menos chuvas para a maior parte do país, deve durar pelo menos duas semanas.
Nos últimos dias, os maiores volumes de chuva foram registrados pelo Inmet no Centro-Norte do país, com acumulados mais expressivos sobre áreas da região Norte.
Veja o mapa com a precipitação acumulada dos últimos 5 dias em todo o Brasil:

Fonte: Inmet
0 comentário
Inmet mantém alerta vermelho para onda de calor no sudeste até dia 29
Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm alerta laranja para tempestades neste sábado (27)
Calor intenso marca o fim de semana no país; RS segue em alerta para temporais
Rio atmosférico já provocou 350 mm de chuva no Nordeste da Argentina
Após recorde de calor em SP, alerta de chuva forte segue nesta sexta-feira
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (26) para todo o Brasil