Bolsonaro e Lula têm empate técnico na disputa presidencial, com petista numericamente à frente, diz XP/Ipespe
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão em empate técnico na disputa ao Palácio do Planalto de 2022, com o petista numericamente à frente, segundo a nova rodada da pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta segunda-feira.
Em pesquisa estimulada, Lula tem agora 29% de intenções de voto contra 28% de Bolsonaro --na sondagem anterior o petista tinha 25% e o presidente, 27%. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.
O ex-juiz Sergio Moro e o ex-governador Ciro Gomes vêm na sequência, com 9% cada.
Nas simulações de segundo turno, Lula também está numericamente à frente de Bolsonaro, com 42% a 38% --na pesquisa do início de março, Bolsonaro tinha 41% e Lula, 40%. Em outros cenários testados, conforme o instituto, o presidente Bolsonaro aparece empatado com Sergio Moro, ambos com 30%, e com Ciro Gomes, ambos com 38%.
Lula foi beneficiado por recentes decisões do STF. Primeiro, a corte anulou condenações em processos contra o petista que corriam na Justiça Federal de Curitiba, onde estava o principal braço da operação Lava Jato. Depois, por considerar Sergio Moro parcial, o tribunal anulou também todo o processo do tríplex do Guarujá, pelo qual o ex-presidente foi posteriormente preso.
As decisões permitiram que o petista volte a ter direitos políticos e concorrer a um terceiro mandato presidencial.
A pesquisa XP/Ipespe entrevistou 1.000 pessoas de abrangência nacional nos dias 29, 30 e 31 de março.
1 comentário
BCE mantém juros e mostra-se mais positivo em relação à economia
Dólar ganha força no Brasil após nova pesquisa eleitoral e relatório do BC
BC projeta PIB mais forte em 2025 e 2026, vê inflação no centro da meta apenas em 2028
Minério de ferro amplia ganhos com melhora das margens do aço e reabastecimento
Índia lidará com excedente de açúcar com maiores exportações e destinação para etanol
Gleisi anuncia veto à dosimetria e ataca líder do governo no Senado, que rebate
Aloísio Brito Unaí - MG
Eu já disse, país com 90% da população analfabeta, o destino é só um: ... serem escravos da elite pública e política desse País.
Nos deveriamos copiar tudo aquilo que a China tem de bom----Tem presidios que sao fabricas com a mao de obra mais barata do mundo----Todo ladraonzinho pega 5 anos de trabalhos forçados---Garanto que melhoraria muito