Presidente do Fed de Chicago diz que política econômica deve ficar em espera "por algum tempo"

(Reuters) - O presidente do Federal Reserve de Chicago, Charles Evans, disse nesta quarta-feira que, embora esteja muito mais otimista sobre as perspectivas econômicas, ainda espera que o banco central dos Estados Unidos precisará manter a política monetária moderada por algum tempo para impulsionar a inflação a níveis mais saudáveis.
Com as vacinas sendo distribuídas rapidamente e amparada pelos gastos do governo e política monetária acomodatícia, a economia tem "um bom impulso", disse Evans em nota preparada para a Prairie State College Foundation.
"Estou otimista de que a economia terá um forte crescimento ainda este ano", disse. A taxa de desemprego, agora em 6%, deverá cair abaixo da estimativa da maioria das autoridades do Fed de uma taxa sustentável no longo prazo de 4% até o final do próximo ano, colocando a meta do Fed de pleno emprego "à vista", complementou.
Mas cumprir a meta de inflação de 2% do Fed, segundo ele, será mais difícil. Embora os preços subam nos próximos meses, esse aumento será temporário, a menos que famílias e empresas mudem a experiência de 15 anos de inflação baixa, disse.
"Algumas taxas de inflação ainda mais altas são necessárias para que a inflação atinja a média de 2% e para solidificar as expectativas de inflação sobre esse número", disse Evans. "Portanto, vejo a necessidade de uma política monetária acomodatícia continuada para alcançarmos nossos objetivos."
(Reportagem de Ann Saphir)
0 comentário
Dólar tem leve alta na abertura com guerra no Oriente Médio no foco
Poder360: Governo tem apoio de 11 Estados, mas oposição resiste a acordo do diesel
Citros/Cepea: Conflitos no Oriente Médio podem elevar custos de produção
Ações da China terminam em alta com lucros industriais fortes e apesar de preocupações com o Oriente Médio
STF forma maioria para derrubar liminar de Mendonça pela prorrogação da CPI mista do INSS
Trump diz que fará uma pausa nos ataques às usinas de energia do Irã e que as negociações estão indo "muito bem"