Preço da carne suína na China atinge a baixa vista em 2019 enquanto a PSA estimula a liquidação

Publicado em 13/04/2021 10:21

Os preços da carne suína na China caíram para o nível mais baixo em 19 meses em meio ao pânico nas vendas pelos agricultores após novos surtos de peste suína africana (PSA) e à proibição do transporte de suínos vivos em algumas partes do maior consumidor e produtor mundial da proteína.

Leia Mais:

+ Rabobank: PSA continua 'bagunçando' o cenário da suinocultura chinesa

Os preços da carne suína no atacado despencaram 19% no primeiro trimestre, o maior desde pelo menos 2006, e atingiram 34 yuans (US $ 5,20) o quilo no início de abril, o menor preço desde agosto de 2019. A liquidação começou em meados de janeiro em meio a novos surtos de suínos africanos febre em algumas províncias do norte e proibições pelo sul de porcos vivos do norte, disse Zhu Liang, analista da Chaos Ternary Futures.

A queda nos custos da carne suína pode ajudar a conter as pressões inflacionárias no país. O índice de preços ao produtor subiu 4,4% em relação ao ano anterior, em março, o maior desde julho de 2018, de acordo com o National Bureau of Statistics. O índice de preços ao consumidor aumentou 0,4% após cair por dois meses consecutivos.

A queda nos preços domésticos diminui a perspectiva de mais compras no exterior porque alguns compradores estão vendendo com prejuízo, disse Lin Guofa, analista sênior do Bric Agriculture Group. A carne importada armazenada em frigoríficos e nos portos tem sido gradualmente liberada no mercado doméstico nos últimos meses, conforme as autoridades decidiram acelerar o desembaraço dos embarques.

Para conter a propagação da peste suína africana, o ministério da agricultura implementou uma série de medidas, incluindo a proibição do transporte de suínos vivos para algumas províncias do sul a partir deste mês. As províncias de Sichuan e Hainan , a principal área consumidora, também proibiram porcos vivos de outras províncias, e Guangxi suspendeu as chegadas das regiões do norte.

Ainda assim, os preços podem se recuperar em maio devido à escassez de suínos engordados e ao aumento da demanda sazonal, disse Zhu, da Chaos Ternary. Os porcos engordados são escassos porque mais leitões do que o normal sucumbiram a doenças no inverno.

Os preços da carne suína na maioria das áreas do país se recuperaram na segunda-feira, com algumas fazendas de suínos aumentando seus preços em 1 yuans por quilo, de acordo com dados publicados pela Guangxi Yangxiang Co. Ltd, uma grande fazenda de suínos, em sua conta oficial do WeChat.

As despesas com a criação de suínos aumentaram 36% em relação aos níveis anteriores ao surto do vírus por causa dos custos crescentes com milho, mão de obra e tratamento de dejetos, disse Yang Zhenhai, chefe do departamento de pecuária do Ministério da Agricultura, à mídia estatal. Os custos médios são de cerca de 280 yuans por porco ou 17 yuans por quilo, contra 12,5 yuans antes de o país relatar o vírus em 2018, disse Yang.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário