Custo de produção de suínos ficou praticamente estável em março, segundo Embrapa

A Embrapa Suínos e Aves divulgou o Índice de Custos de Produção de Suínos (ICPSuíno) referente a março,e os dados mostram leve baixa, após dois meses consecutivos de alta. De acordo com o levantamento, em relação afevereiro, houve praticamente estabilidade, já que o recuo foi de 0,06%% no ICP/Suíno.
Segundo o analista da SAFRAS & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, este pequeno recuo se deve ao afrouxamento do preço do farelo de soja no mês de março. "Apesar disso, o cenário ainda é muito preocupante para a suinocultura, principalmente para os produtores independentes, já que o milho está em movimento de escalada de preços. Os custos de produção devem ser ainda mais desafiadores em abril", disse.
O principal quesito que pesa nas contas do suinocultor, a nutrição dos animais, recuou 0,79% em março em relação a fevereiro. Em fevereiro, no comparativo com janeiro, a Embrapa havia registrado avanço de 2,91% na alimentação dos animais.
No acumulado dos últimos 12 meses, houve um avanço de 39,72%, e neste primeiro trimestre, os custos com a nutrição dos suínos subiu 3,74%. Atualmente, a alimentação dos suínos representa 81,42% do total investido na atividade.
A título de comparação, em março de 2020, a alimentação dos anaimais representava 78,53% do total de investimentos na granja, segundo a Embrapa. Entre março de 2020 e o mesmo mês de 2019, a nutrição dos suínos havia avançado 14,02%, valor muito inferior à alta de 39,72% entre março de 2020 a março de 2021.
Santa Catarina, o Estado que lidera a produção de suínos no Brasil, os custos, de forma geral, caíram 0,1% em em março em relação a fevereiro, atingindo R$ 6,87/kg. No que diz respeito à alimentação dos suínos, a queda foi de 0,8%, chegando a R$ 5,60/kg.
Ao estender a comparação entre fevereiro deste ano com fevereiro de 2020, o aumento dos custos de produção na suinocultura em Santa Catarina foi de 59,25%.

0 comentário
Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?