Em março, dúzia de ovos na granja indica perdas na relação com o varejo
A pesquisa mensal divulgada pela Fundação Procon em convênio com o Dieese aponta que a cesta básica em março apresentou queda de 0,1%, enquanto o grupo dos alimentos apontou queda levemente maior, de 0,4%.
Mas a dúzia de ovos teve evolução muito mais significativa, de 6,3% no mês e de 16,1% em doze meses. Por sua vez, na base de produção, houve involução mensal de 2,5% e índice positivo de 11,3% em doze meses.
O resultado foi um preço médio alcançando 42,5% do valor recebido no varejo, significando perdas tanto na comparação mensal quanto em doze meses.
Em abril, quase encerrando a quinzena, o preço médio alcançado na base produtiva aponta leve retração mensal, enquanto o crescimento em doze meses fica próximo dos 8%. Se o preço no varejo continuar em elevação, a relação tende a continuar caindo em detrimento do produtor de ovos.
Leia Mais:
+ Preço dos ovos sobe no começo de abril, surpreendendo mercado
0 comentário
Frango/Cepea: Alta dos insumos reduz poder de compra do avicultor paulista
Ovos/Cepea: Demanda se enfraquece, e preços recuam nesta 2ª quinzena
Suínos/Cepea: Mercado enfrenta período desfavorável, como em 2022
Frango/Cepea: Preços da carne reagem; embarques têm ritmo recorde
Ovos/Cepea: Exportações de processados atingem recorde para julho
Custos de produção de frango de corte e de suínos sobem em julho