CNC cria comitês para desenvolver ações de sustentabilidade e tecnologias na cafeicultura
Com o intuito de trazer uma cafeicultura mais competitiva, sustentável e integrada, o Conselho Nacional do Café (CNC) determinou alguns Comitês para o desenvolvimento de ações em áreas estratégicas para a produção cafeeira do Brasil: sustentabilidade, pesquisa & tecnologias, estatísticas e comunicação.
O Comitê de Sustentabilidade tem o desafio de desenvolver uma pauta de ações sobre o tema e apoiar a comunicação da realidade diferenciada dos produtores brasileiros ao mundo. A coordenação desses trabalhos está a cargo do gerente de Sustentabilidade Socioambiental da Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), Alexandre Vieira Costa Monteiro.
Para abordar questões relacionadas à competitividade da cafeicultura brasileira, com soluções tecnológicas inovadoras para a redução de custos, ampliação da renda e facilitação do acesso ao mercado, o Comitê de Pesquisa & Tecnologias buscará aproximação com o Consórcio Pesquisa Café. Os membros do Comitê elegeram o gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Mário Ferraz de Araújo, para coordenar os trabalhos.
Na última quarta-feira (14), foi instalado o Comitê de Estatísticas, que trabalhará em proximidade com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a obtenção de avanços na transparência e na credibilidade nos números da safra brasileira de café, além de outras informações estratégicas, como custos de produção. Os membros do Comitê elegeram como coordenador o Superintendente Comercial da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), Ricardo Lima.
O presidente do CNC, Silas Brasileiro, reforça que o trabalho dos comitês fortalecerá a intercooperação entre os membros do Conselho, favorecendo a organização setorial da cafeicultura e o avanço de pautas prioritárias e mútuas. “Conforme as diretrizes do CNC, o foco dos Comitês será a busca de mais renda para os produtores, que são a base de sustentação de toda a cadeia produtiva”, acrescenta.
No dia 27 de abril, o CNC criará seu comitê de Comunicação, concluindo a primeira fase de implantação do seu planejamento estratégico. “Nosso objetivo, com este Comitê, será aproximar o CNC dos produtores, através de uma comunicação mais assertiva e clara sobre os trabalhos que o Conselho desenvolve para buscar mais renda e ampliar a competitividade da cafeicultura brasileira”, conclui Silas Brasileiro.
0 comentário
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas