Força-tarefa do Mapa apreende mais de 53 mil litros de defensivos irregulares no Pará
Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAS) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apreenderam mais de 32 defensivos agrícolas irregulares em uma operação que terminou na última sexta-feira (16), no estado do Pará. A operação teve como alvo agrotóxicos importados ilegalmente e produzidos sem registro.
Treze empresas foram investigadas durante a operação, que encontrou e apreendeu um total de 9.354 quilos e 53.756 litros de agrotóxicos ilegais.
Durante a operação, foram analisados documentos de origem, rótulos, bulas, embalagens, bem como QRcodes de segurança que algumas empresas estão utilizando para identificar a autenticidade dos agrotóxicos originais por elas produzidos.
Duas das empresas em que foram encontrados agrotóxicos ilegais já estavam com suas atividades embargadas, e os produtos estavam sendo fabricados sem registro no Mapa. Em uma delas, foi descoberta produção de agrotóxicos com matéria-prima contrabandeada. Os produtos falsificados e ilegais estavam sendo distribuídos para os estados de Mato Grosso, Goiás, Bahia, Pernambuco, Tocantins e Pará.
Em outra empresa foram encontrados vestígios de embalagens falsas queimadas. Os fiscais chegaram a tempo de apagar o fogo e realizar a apreensão de 184 embalagens vazias que seriam incineradas.
Incinerar embalagens de agrotóxicos é uma infração. O setor de agrotóxicos brasileiro é único no mundo que possui sistema de logística reversa capaz de reciclar mais de 98% das embalagens utilizadas.
No total da operação em que participaram AFFAs do estados do Mato Grosso, Alagoas e Tocantins, foram emitidos nove autos de infração e cinco notificações para as empresas fiscalizadas.
0 comentário
Plano de negócios para expansão fortalece cooperativa e amplia oportunidades para produtores
Advogados pedem autorização para Bolsonaro se internar na quarta e passar por cirurgia na quinta
Wall St abre em baixa com alta de rendimentos após dados do PIB
Bolsonaro cancela entrevista ao Metrópoles por questões de saúde
Principais BCs realizam em 2025 maior movimento de afrouxamento em mais de uma década
Rússia levanta preocupações com EUA sobre ações na Venezuela, dizem agências de notícias russas