FAO: Preços internacionais de alimentos seguem em alta em abril

Publicado em 06/05/2021 16:39

Os preços internacionais das commodities alimentos subiram pelo 11 º mês consecutivo em abril, com açúcar liderando alta e cereais retomando tendência de alta, informou a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

O Índice de Preços de Alimentos da FAO teve média de 120,9 pontos em abril, 1,7% acima de março e 30,8% acima de seu nível no mesmo mês do ano passado. O índice, que acompanha as mudanças mensais nos preços internacionais de commodities alimentícias comumente comercializadas, atingiu seu nível mais alto desde maio de 2014 e, em termos nominais, está 12% abaixo de seu pico histórico em fevereiro de 2011.

O Índice de Preços do Açúcar da FAO aumentou 3,9% durante o mês, atingindo níveis quase 60% maiores do que em abril de 2020, com as preocupações sobre o lento progresso da colheita no Brasil e os danos causados ​​pela geada na França aumentando as preocupações com o abastecimento global mais restrito.

O Índice de Preços do Óleo Vegetal da FAO subiu 1,8% em abril, à medida que as cotações internacionais do óleo de palma aumentaram devido às preocupações de que o crescimento da produção nos principais países exportadores seria mais lento do que o esperado. Os valores do óleo de soja e colza também subiram ainda mais, enquanto os preços do óleo de girassol caíram moderadamente.

O Índice de Preços da Carne da FAO subiu 1,7% em relação ao valor de março, com as cotações das carnes bovina, ovina e suína sustentadas pela sólida demanda do Leste Asiático. Os preços da carne de frango permaneceram estáveis, refletindo mercados globais geralmente equilibrados.

O índice de preços de cereais da FAO subiu 1,2% em abril, revertendo uma queda de curta duração em março para ficar 26% acima do nível de abril de 2020. Os preços do milho subiram 5,7% - para atingir um nível 66,7% acima do ano anterior - impulsionados por intenções de plantio menores do que o previsto nos Estados Unidos da América, bem como preocupações com as condições de safra na Argentina, Brasil e EUA. Preços internacionais do trigo foram geralmente estáveis, enquanto as cotações de arroz, cevada e sorgo suavizaram.

O Índice de Preços de Laticínios da FAO aumentou 1,2% em relação a março, com as cotações de manteiga, queijo e leite em pó desnatado subindo devido à sólida demanda de importação da Ásia.

Novas previsões para a produção global de cereais, utilização, comércio e estoques

A FAO também publicou um conjunto de previsões atualizadas no novo Resumo da Oferta e Procura de Cereais.

A produção global de cereais em 2020 está prevista em 2 767 milhões de toneladas, um aumento de 2,1% em relação ao ano anterior. A utilização mundial de cereais para 2020/21 está estimada em 2 783 milhões de toneladas, um aumento de 2,7%, liderado por grãos grossos, com o crescimento refletindo principalmente usos de ração maiores do que os antecipados anteriormente na China e nos EUA

A FAO revisou para baixo sua previsão para os estoques mundiais de cereais no final da safra de 2021 para 805 milhões de toneladas em prováveis ​​reduções nos estoques de milho na China e nos EUA, representando uma queda de 2,3% em relação aos níveis iniciais. A proporção global de estoque para consumo de cereais deve ficar em 28,3%, uma baixa em sete anos.

O comércio mundial de cereais em 2020/21 está previsto para chegar a 467 milhões de toneladas, uma expansão anual de 5,9%, com crescimento mais rápido previsto para grãos grossos, arroz e, por último, trigo.

A FAO também ofereceu sua primeira previsão de oferta e demanda de trigo na safra seguinte, 2021/22, prevendo uma produção de 778,8 milhões de toneladas, ou 0,5% a mais do que a estimativa de 2020, impulsionada por um aumento anual de 6% previsto na produção da União Europeia.

A utilização do trigo está prevista para aumentar em 0,9%, para 770 milhões de toneladas na nova temporada, enquanto a previsão preliminar prevê que os estoques mundiais de trigo cresçam 3,0% para atingir um nível recorde de 293 milhões de toneladas no final das temporadas em 2022, liderado pela expansão dos estoques em China, mesmo com os estoques no resto da Ásia e África podendo atingir seus níveis mais baixos desde 2012/13. O comércio global de trigo em 2020/21 (julho / junho) tem previsão de contração de 1,8% com relação ao ano anterior, para 185 milhões de toneladas, com expectativas de remessas reduzidas da Austrália, Canadá, Federação Russa e EUA mais do que compensando a expansão das exportações da Argentina e da UE.

As primeiras perspectivas para a produção global de grãos grossos em 2021 indicam um provável terceiro ano consecutivo de crescimento, liderado pelo aumento das áreas plantadas previsto no Brasil, China, Ucrânia e EUA, bem como pela recuperação dos rendimentos na UE. Aumentos consideráveis ​​de produção também estão previstos na África do Sul e países vizinhos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
FAO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário