Do Grão à Barra #10 - Do pós-guerra à pandemia, o que a história do grupo Ferrero tem a ensinar sobre sustentabilidade e a evolução dos alimentos
Podcast
Do pós-guerra à pandemia, o que a história do grupo Ferrero tem a ensinar sobre sustentabilidade e a evolução global dos aliment
Download![]()
Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa passou por uma grande crise alimentar e muitos alimentos ficaram escassos, incluindo o cacau. Nesse cenário, Pietro Ferrero formulou uma pasta com base de avelã e cacau que deu origem a Nutella. O sucesso do produto fez com que a Ferrero fosse a primeira empresa europeia a criar escritórios internacionais após a guerra, expandindo sua atuação pelo mundo.
De lá para os dias atuais, a empresa evoluiu seus produtos para atender a demanda global. O foco sustentável e o investimento na profissionalização da cadeia se tornaram prioridades. A política global virou um desafio extra, exigindo que as relações internacionais e a diplomacia fizessem parte do cotidiano da indústria. Conheça um pouco mais dessa história ouvindo o podcast.

O setor de cacau está passando por um revolução de mercado, muito similar ao que aconteceu com o setor de cafés especiais há alguns anos atrás. A cacauicultura brasileira, que sofreu com grandes perdas devido à doença vassoura de bruxa, vem se reinventando para conquistar novos mercados e dessa forma competir com o mercado internacional.
Nesse contexto, os termos "bean to bar" (do grão à barra) e "tree to bar" (da árvore à barra) se tornaram duas grandes vertentes de marketing que demonstram essa evolução. Assim como no café, o estímulo do "faça você mesmo" tem trazido novos interesses para o mercado de cacau e também novos olhares para o setor de chocolates.
O objetivo do podcast "Do Grão à Barra" é mostrar as histórias por trás desses avanços e assim, mostrar também como os produtores de cacau e o setor de chocolates está crescendo no Brasil. A cacauicultura brasileira é recheada de histórias de conquistas coletivas, de avanços sociais e de crescimento em busca pela sustentabilidade, já que o cacau é uma planta nativa da Amazônia e pode representar o Brasil em pautas relacionadas ao agronegócio ambientalista.
Leia Mais:
+ Startup adota modelo de fidelização para promover cafés especiais
0 comentário
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES
Preços do cacau caem com fraca demanda pesando sobre os preços
Cotada a R$ 0,94/kg, menor preço dos últimos 12 meses, a abobrinha italiana é o destaque da semana (01 a 05/12) no atacado da CEAGESP
Maçã/Cepea: Menor oferta mantém preços em alta
Mercado global de cacau deve registrar superávit na safra 2025/26, aponta Hedgepoint