Preços do petróleo sobem por temor de escassez de combustível nos EUA

Por Laura Sanicola
NOVA YORK(Reuters) - Os preços do petróleo avançaram nesta terça-feira, com temores de escassez de gasolina devido à paralisação do maior sistema de oleodutos dos Estados Unidos, afetado por ataques cibernéticos, dando impulso aos contratos futuros da commodity após uma queda de mais de 1% no início da sessão.
Os futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 0,23 dólar, ou 0,3%, a 68,55 dólares por barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) subiu 0,36 dólar, ou 0,6%, para 65,28 dólares o barril.
Os preços futuros de referência da gasolina terminaram a sessão com ganho de 0,3%, a 2,1399 dólares por galão.
Na segunda-feira, a Colonial Pipeline, que transporta mais de 2,5 milhões de barris por dia de gasolina, diesel e combustível de aviação, afirmou que está trabalhando para recuperar a maior parte de suas operações até o final da semana.
"Embora o risco a curto prazo esteja sendo minimizado, o mercado ainda está visivelmente abalado pelo evento, dada a natureza do ataque e o tamanho da infraestrutura", disse Louise Dickson, analista de mercados de petróleo da Rystad Energy.
"O mercado agora está preocupado com a possibilidade de que um evento deste porte se repita, e com a severidade de futuros ataques", acrescentou.
(Reportagem adicional de Devika Krishna Kumar, Julia Payne e Shadia Nasralla)
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes