Importações de milho da China podem passar de 30 mi de t mesmo com aumento de área no país, afirmam analistas chineses

Publicado em 19/05/2021 12:10

LOGO nalogo

A demanda forte da China por milho continua e novas compras continuam sendo feitas pela nação asiática no mercado norte-americano. Nesta quarta-feira (19), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou uma nova venda de 1,360 milhão de toneladas de grãos da safra 2021/22 para os chineses. "Em maio, o USDA já anunciou vendas de 9,45 milhões de toneladas para a China, volume recorde", informa a Agrinvest Commodities. 

No reporte do departamento americano, há ainda uma venda de 142,5 mil toneladas de milho 2021/22 também para o México. 

Leia Mais:

+ China compra mais 1,36 mi de t de milho nos EUA e total passa de 8 mi em duas semanas

Dados divulgados pela  Administração Geral de Alfândegas da China nesta quarta-feira mostram que as importações chinesas de milho em abril foram de 1,85 milhão de toneladas, 108,6% a mais do que no mesmo período do ano passado. 

Uma notícia publicada nesta semana pelo portal Global Times traz em destaque a demanda chinesa por milho que este ano poderia alcançar recorde nas importações e superar os 30 milhões de toneladas. 

Especialistas ouvidos pelo site afirmam ainda que as importações seguem fortes mesmo diante de um aumento projetado para o plantio de milho na China frentes aos bons preços do cereal no país. 

Ainda de acordo com os dados apurados pelo Global Times junto do Ministério da Agricultura do país, a área de milho poderia alcançar 42,7 milhões de hectares, 3,4% a mais do que em 2020.  Assim, a produção está inicialmente projetada em 272 milhões de toneladas, 4,3% maior do que a anterior. 

O incremento de área na China, todavia, é limitado e insuficiente para, de alguma forma, limitar as importações projetadas para este ano, uma vez que as áreas agricultáveis no país não são muitas. 

"Este ano deveremos ver uma continuidade do momento forte das importações de milho do ano passado, que podem romper os 30 milhões de toneladas", diz o gerente geral da Longping Biotechnology, Lu Yuping, ao Global Times. 

Do mesmo modo, tambem ao portal internacional, Wang Gangyi, professor da Northeast Agricultural University, afirmou que "o preço do milho importado, mesmo incluindo os custos de transporte, é muito mais baixo do que o do milho doméstico. As empresas de processamento e ração de milho ainda escolherão o milho importado". 

Assim, para outro analista chinês, as importações do país poderiam alcançar 40 milhões de toneladas nesta temporada. 

+ China afirma que agirá para estabilizar mercado de commodities

Com informações do USDA, da Reuters Internacional e do Global Times

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário