Inmet: Dois sistemas devem favorecer condição de chuvas no Sul e Sudeste a partir de 4ª feira

As chuvas previstas na última sexta-feira (21) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) se confirmaram, rompendo parte do bloqueio atmosférico e levando umidade para os três estados da região Sul, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, grande parte do estado de São Paulo e áreas pontuais em áreas de Minas Gerais. Segundo o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias, o Rio Grande do Sul foi o estado que mais se beneficiou, com registros entre 50mm e 80mm no período.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias:
Fonte: Inmet
Para os próximos dias, as previsões do Inmet indicam que a partir de quarta-feira (26), áreas de instabilidades devem favorecer a formação de nuvens carregadas entre o Paraná e São Paulo. Antes disso, as temperaturas devem cair em São Paulo, no leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. De acordo com Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, há risco de geadas fraca em algumas áreas do Sul de Minas Gerais.
Na sexta-feira (28), o modelo Cosmo mostra a formação de uma nova frente fria pelo Rio Grande do Sul. A tendência é que o sistema avance para o Paraná, indo de encontro com as áreas de instabilidade, favorecendo assim a formação de nuvens ainda mais carregadas entre Paraná e São Paulo. Ainda de acordo com o Assis, a tendência é que as chuvas cheguem até o sul de Minas Gerais pelo sistema Cosmo, mas que o modelo GFS aponta a possibilidade de chuvas até o norte mineiro.
Veja o mapa de previsão de precipitação do Inmet:

Fonte: Inmet
0 comentário
Inmet mantém alerta vermelho para onda de calor no sudeste até dia 29
Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm alerta laranja para tempestades neste sábado (27)
Calor intenso marca o fim de semana no país; RS segue em alerta para temporais
Rio atmosférico já provocou 350 mm de chuva no Nordeste da Argentina
Após recorde de calor em SP, alerta de chuva forte segue nesta sexta-feira
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (26) para todo o Brasil