Cenoura/Cepea: Cotações caem significativamente em maio
O mês de maio foi marcado por constantes desvalorizações da cenoura em todo o território nacional. Nas principais praças produtoras, São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), a caixa de 29 kg de “suja” foi vendida, em média, a R$ 9,65, valor 43% menor na comparação com abril.
O fechamento de estabelecimentos e a redução da circulação de pessoas, por conta das restrições da pandemia, têm dificultado o comércio e o escoamento das raízes, influenciando este cenário de baixa nos preços. Colaboradores do Hortifruti/Cepea relatam, ainda, que a queda do poder de compra do brasileiro também tem reduzido a frequência de ida da população aos estabelecimentos, mesmo com a reabertura.
Porém, além das dificuldades em relação à demanda, o principal fator que tem afetado o mercado de cenoura é o maior volume de mercadorias – devido à maior área plantada em GO nesta temporada de verão. No mais, a produtividade do mês de maio também foi maior na comparação com abril, fechando à média de 70 t/ha e elevando ainda mais a oferta das raízes. Assim, na primeira semana de junho (31/05 a 04/06), os preços registraram média de R$ 6,45/cx.
0 comentário
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção