Lagarde, do BCE, vê riscos de alta para o crescimento com retomada do consumo

FRANKFURT (Reuters) - A pandemia ainda pesa sobre a economia da zona do euro, mas a recuperação do crescimento ainda pode acontecer mais rápido do que o esperado já que os consumidores voltaram a gastar, disse a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, a parlamentares europeus nesta segunda-feira.
"Embora no lado negativo a propagação de mutações de vírus continue sendo uma fonte de risco, no lado positivo as perspectivas melhores para a demanda global e um aumento mais rápido do que o previsto nos gastos do consumidor podem resultar em uma recuperação ainda mais forte", disse Lagarde um comitê do Parlamento Europeu.
Lagarde acrescentou que ainda não é hora de permitir o aumento das taxas de juros, então o BCE manterá as condições de financiamento favoráveis.
"Um aumento sustentado nas taxas de mercado pode se traduzir em aperto nas condições de financiamento mais amplas que são relevantes para toda a economia", disse ela, repetindo sua declaração de política monetária de 10 de junho. "Tal aperto seria prematuro e representaria um risco para a recuperação econômica em curso e para as perspectivas de inflação."
(Por Balazs Koranyi)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde