USDA confirma compras de soja da China nos EUA depois de rumores na última semana

Os rumores de que a China teria comprado soja dos Estados Unidos na semana passada depois da despencada dos preços na Bolsa de Chicago se confirmaram e, nesta segunda-feira (21), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) anunciou, depois de muitos meses, novas vendas da oleaginosa para a China e demais destinos.
O anúncio informou sobre a venda de 456 mil toneladas, sendo 336 mil toneladas para a China e 120 mil para destinos não revelados. Em ambos os casos, os volumes eram referentes à safra 2021/22. Na semana passada, os traders falavam em oito navios, o que resultaria em 480 mil toneladas.
Essa soja "deverá ser destinada às suas reservas, conferindo assim suporte aos preços na última sexta-feira", explicaram os analistas da Agrinvest Commodities.
Ainda assim, a demanda chinesa por soja preocupa. O ritmo, como explica a consultoria, ainda está bastante lento, com a "China ausente há oito semanas" em compras de soja da safra nova norte-americana, refletindo o momento ruim, de margens muito apertadas no esmagamento e de preocupações no setor da suinocultura.
0 comentário
Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS