Mesmo com controle na produção, enfraquecimento na ponta vendedora pressiona mercado de ovos
Podcast
Entrevista com Heloísa Xavier - Diretora da Jox Assessoria Agropecuária sobre o Mercado dos Ovos
Download
O mês de junho proporcionou bons momentos de preço para o mercado de ovos na primeira quinzena, mas desde a semana passada, a movimentação na ponta vendedora diminuiu e os valores pagos ao produtor têm sido pressionados. De acordo com a diretora da Jox Assessoria Agropecuária, Heloísa Xavier, na semana anterior, a caixa com 30 dúzias de ovos (referência São Paulo) valia R$ 118,00, e nesta terça-feira (22), o preço é de R$ 114,00.
Apesar de ter havido esse repique de preços desde o início de junho, depois de um mês de maio de quedas subsequentes, a margem de lucro do avicultor de postura ainda é estreira, mesmo com o arrefecimento dos valores do milho e farelo de soja, principais componentes da ração das aves.
"Com a aproximação do final do mês, a mercadoria não está girando adequadamente na ponta vendedora com a população mais descapitalizada. Sendo assim, estoques acabam sendo formados, promoções são feitas, e os comerciantes acabam por evitar comprar grandes lotes de produto", diz Heloísa.
A perspectiva para o andamento do mercado para os próximos dias ainda é incerta, de acordo com a diretora da Jox. "Será preciso observar o comportamento da demanda, mas fato é que os avicultores terão de continuar a controlar a produção para evitar mais pressões de baixa", afirmou.
0 comentário
Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?