HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Perigo Potencial: Inmet emite alerta amarelo de tempestade no RS; Chuvas devem acontecer entre esta terça e quarta-feira (23)

Publicado em 22/06/2021 14:34 e atualizado em 22/06/2021 16:28

LOGO nalogo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para tempestade no sul e oeste do Rio Grande do Sul. O alerta amarelo é válido das 20h desta terça-feira (21) até as 11h de amanhã. 

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", destacou a publicação oficial no site do Instituto. 

Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, as chuvas chegam com intensidade no estado devido a atuação de um "cavado", que é uma área alongada de baixa pressão que favorece também rajadas de ventos e trovoadas", explica meteorologista. 

Entre amanhã e quinta-feira uma nova frente fria deve manter as condições de chuvas expressivas no Rio Grande do Sul. De acordo com o modelo Cosmo, também do Inmet, todo o estado deve receber chuvas entre 20mm e 40mm nas próximas 72 horas. "Vai chover no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. Na quinta-feira já há tendência de quedas nas temperaturas", acrescenta.  Além da temperatura mais baixa, a meteorologista afirma que a temperatura máxima também deve continuar mais amena.

Veja no mapa as áreas em alerta: 

Alerta chuvas no Sul - Inmet - 220621
Fonte: Inmet 

Já na região Central do Brasil deve continuar com tempo seco e ainda em alerta para baixa umidade relativa do ar nesta terça-feira (22). Segundo Naiane, apesar do dia ter amanhecido com áreas de instabilidade em São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, as condições de chuvas são pontuais, sem chance de chuva generalizada. 

Todo o Centro-Oeste segue em alerta para baixa umidade relativa do ar, com destaque para Tocantins e Goiás que podem registrar umidade relativa do ar abaixo de 20% nas próximas 24 horas. No Mato Grosso a tendência é de umidade entre 20% e 30% no período. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", alerta o Inmet em sua página oficial. 

Veja no mapa as áreas com alerta para baixa umidade: 

Aviso Centro-Oeste Inmet - 220621
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário