Colheita do milho safrinha avança em Diamantino (MT), mas em Itambé (PR) produtividade despenca, diz produtor
Podcast
Entrevista com Nivaldo Forastieri - Produtor Rural e Consultor no agro sobre a Safra de Milho
Download![]()
Mesmo com atraso semelhante no plantio da safrinha de milho, o desempenho nas lavouras na região de Diamantino (MT) e de Itambé (PR) são muito diferentes, conforme explica o produtor rural e consultor em agronegócio, Nivaldo Forastieri.
De acordo com ele, na propriedade da família em Diamantino, a perspectiva dos primeiros milhos, plantados em terra roxa e com mais investimento, devem resultar em uma produtividade entre 115 a 125 sacas por hectare, mas a média final, somando os talhões menos produtivos, deve finalizar a safrinha entre 80 a 90 sacas por hectare.
Por enquanto, a produção da família no Mato Grosso já foi 40% comprometida em contratos antecipados, variando entre R$ 35,00 a R$ 45,00 a saca, valor remunerador à época, tendo em vista os custos de produção. Entretanto, o restante do milho que ficar disponível vai ser segurado pelos produtores que querem aproveitar melhores cotações.
Já na região de Itambé, a estiagem de 55 dias que atingiu a área durante a fase vegetativa no campo, e no final de junho, os três dias consecutivos de geada intensa, derrubaram a expectativa de produtividade.
Forastieri explica que onde se esperava 80 sacas por hectare, a produtividade deve chegar, no máximo, a 15 safras por hectare. "Tem produtor da região que fala que não vai entrar nem com as máquinas para colher porque não compensa", disse.
Ele explica que, pessoalmente, tendo em vista o atraso no plantio e a vulnerabilidade das lavouras às intempéries, não fixou contratos adiantados. Entretanto, os produtores da localidade que travaram negócios terão dificuldades em entregar o cereal.
0 comentário
Cotações do milho fecham semana volátil em Chicago com mercado de olho no Oriente Médio
Foco do mercado na comercialização da soja mantém cotações do milho lateralizadas no Brasil
Entre guerra e custos altos, milho deve perder espaço nos EUA e provocar reação nos preços
Milho: Mercado fecha 5ª feira com estabilidade na Bolsa de Chicago e na B3
Milho fecha em alta em Chicago, enquanto B3 termina o dia em campo misto nesta 3ª
Preços do milho sobem em Chicago nesta 3ª feira, enquanto B3 caminha de lado