Dólar cairá a R$5,15 ao fim do ano com juros mais altos e conta corrente benigna, estima Rabobank
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechará este ano em 5,15 reais, influenciado pela alta de juros e pelo ambiente por ora tranquilo para as contas externas, disseram os estrategistas do Rabobank Maurício Une e Gabriel Santos em relatório.
Os profissionais ponderaram, no entanto, que o tema fiscal segue desafiador e que a confiança do mercado doméstico pode deteriorar com a ativa discussão sobre aumento dos gastos com o Bolsa Família e com tensões outras. Eles acreditam, porém, que o Congresso manterá os debates sobre reformas estruturais até o fim deste ano, o que amenizaria a percepção de risco em outras frentes.
A melhora dos termos de troca e números de conta corrente benignos também trabalham a favor da taxa de câmbio, que deve terminar 2022 em 5,20 por dólar. Ambas as previsões estão abaixo da cotação do dólar nesta segunda-feira, em torno de 5,29 reais.
O Rabobank atualizou projeções para outras variáveis macroeconômicas. A inflação pelo IPCA deve bater 6,5% em 2021 antes de desacelerar para 3,5% em 2022. Enquanto isso, o Banco Central deve elevar os juros para 7% ao fim deste ano e manter a taxa nesse patamar até o término de 2022. O PIB vai crescer 5% neste ano e 2% em 2022.
(Por José de Castro)
2 comentários
Exportações para os EUA caem 25,5% em janeiro, aponta Monitor da Amcham
Minério de ferro recua com dados de vendas fracas de automóveis na China
Cerca de 90% a 95% dos produtos agrícolas indianos estão fora do acordo com EUA, diz ministro do Comércio da Índia
Dólar se reaproxima da estabilidade à espera de dados dos EUA
Serviços do Brasil têm queda inesperada em dezembro, mas crescem no ano pela 5ª vez seguida
Toffoli nega em nota já ter recebido "qualquer valor" de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
José Eduardo Brocco Tapurah - MT
Ta mais facil acertar previsão de chuva do que o dolar.
Seguro agrícola: se não mudar a metodologia vai ser um custo a mais na produção, pois não cobre qualidade de grãos... ,consideram aquela bagaceira como milho, na classificação não usam a tabela de desconto dos recebimentos,
PARABÉNS Sr. LEANDRO !!! ... O Sr. ESTÁ COBERTO DE RAZÃO !!! Se o produtor rural comercializa commodity, esta deve estar dentro dos padrões internacionais de comercialização e, quando faz um contrato de seguro ... O QUE ELE ESTÁ SEGURANDO ??? ... UM GRÃO NOS PADRÕES INTERNACIONAIS OU "SIMPLESMENTE" UM GRÃO ????
Ricardo Carneiro Florianópolis - SC
Reuters? Vou ligar lá no Rabobank e vou ver se eles me vendem dólar a R$ 5,15 para o final do ano.... falar é fácil, fazer previsão também, agora que ver assumir compromisso nestes valores.