Mercado dos ovos em alta neste início de agosto, com preço atingindo recorde nominal pela Scot Consultoria
Podcast
Entrevista com Felipe Fabbri - Analista de Mercado da Scot Consultoria sobre o Mercado dos Ovos
![]()
O início do mês de agosto trouxe altas para o mercado dos ovos, de acordo com o analista de mercado da Scot Consultoria, Felipe Fabbri. O preço (referência São Paulo) da caixa de 30 dúzias de ovos chegou nesta semana a R$ 127,50, recorde nominal na série histórica da Consultoria, iniciada em 2010.
Nestes primeiros 11 dias do mês, houve uma alta de 10,4% no preço da caixa com 30 dúzias de ovos na granja, e no caso do mercado atacadista, a caixa atingiu R$ 132,00, avanço de 10%, conforme explicou Fabbri.
Segundo o analista, mesmo com o aumento nos preços dos ovos e a melhora no poder de compra do produtor, ainda que pequena, os custos de produção seguem preocupantes, uma vez que não deve haver queda brusca nos preços do milho e do farelo de soja.
"Em julho, o avicultor de postura tinha que gastar 15,2 caixas com 30 dúzias de ovos para comprar uma tonelada de milho, e neste momento, em agosto, essa relação caiu para 14,4 caixas. Mas é preciso lembrar que já tivemos relação de troca em que o produtor desembolsava o valor de 10 caixas para a compra da tonelada do insumo", pontua.
O resultado destas altas no preço do ovo é resultado de uma demanda aquecida, uma vez que os preços das carnes estão em alta, e também da oferta reduzida, já que os avicultores reduziram, desde o início do ano, 9,66% nos alojamentos de pintainhas de postura, em comparação ao período entre janeiro a agosto de 2020.
A perspectiva até o final do mês de agosto é de preços andando de lado, segundo Fabbri, com pouco espaço para queda, já que a segunda quinzena do mês é tradicionalmente de vendas mais fracas. "Entretanto, temos boas perspectivas com o avanço da vacinação, retomada das atividades em restaurantes e também o retorno das aulas de forma presencial em algumas regiões", disse.
0 comentário
Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?